fundo parallax

Expedição Morro do Bicudo, Presidente Nereu

Passeio de Maria Fumaça, Apiúna
19 de junho de 2017
Expedição Serra da Abelha, Vitor Meireles
14 de julho de 2017
 

Tudo começou aqui! Expedição Caminhos do Alto Vale começou em Presidente Nereu no Morro do Bicudo

A

primeira etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale leva os participantes até as fronteiras do Alto Vale, mais precisamente entre a divida dos municípios de Presidente Nereu e Apiúna. Nesta aventura o Morro do Bicudo, que fica na divisa dos municípios é um dos pontos mais altos da região.
O Morro do Bicudo fica dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí e o percurso explora uma rota partindo e retornando ao município de Presidente Nereu, cruzando a divisa entre os municípios 4 vezes no platô da serra, sendo 67,8% do percurso no município de sede e 32,2% em Apiúna.

 

Mapa Catográfico Morro do Bicudo


Fonte dos dados cartográficos: Mapoteca Topográfica Digital de Santa Catarine Epagri / IBGE (www.ciram.com.br)
 

Subidas íngremes ditam o ritmo da aventura

O trajeto conta com subidas íngremes, travessia de riachos e nascentes e caminhada no platô da serra. O trekking de 9,8km apresenta alguns trechos de progressão lenta e tem uma duração aproximada de 5 a 6h. Os participantes serão acompanhados por guias experientes e preparados para orientar o grupo. O acesso ao Morro do Bicudo exige conhecimento do terreno e permissão dos proprietários, por isso a Expedição Caminhos do Alto Vale é a oportunidade de conhecer locais que dificilmente você conheceria se estivesse sozinho.


 

Ponto Alto da Expedição

O ponto alto da expedição é o Morro do Bicudo, situado a 958 metros de altitude. Do local é possível avistar o radar meteorológico de Lontras e diversos picos da região, como morro do funil e os 3 picos, além de uma vasta área preservada pelo parque.
 

A geologia do local é composta por rochas sedimentares gondwânicas permianas (Grupo Itararé), sendo que no caminho é possível observar as formações que compõem o substrato geológico do relevo. Na primeira parte da trilha é possível observar o depósito de tálus (solo proveniente da deposição da erosão da formação das escarpas), em seguida nos deparamos com os folhelhos e siltitos/argilitos (Formação Rio do Sul) com estrutura orientada na forma de estratificação horizontalizada, passando posteriormente na parte superior para o arenito que compõe o topo dos platôs (Formação Rio Bonito).

 

A CADA CHAMADA UMA NOVA AVENTURA!

Confira os melhores momentos de cada chamada da Expedição Caminhos do Alto Vale - Etapa Morro do Bicudo, Presidente Nereu.
 

GOSTOU?
QUER PARTICIPAR DESSA AVENTURA?

Envie mensagem com interesse e retornaremos assim que abrir a próxima chamada.
 

EVENTOS RELACIONADOS

novembro 2017

05nov08:0015:00DSTAQUE4a chamada Morro do Bicudo - Expedição Caminhos do Alto ValeO Morro do Bicudo em Presidente Nereu, recebe pela quarta vez a Expedição Caminhos do Alto Vale. Categoria:Esporte

 
Acompanhe +

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X