fundo parallax

Expedição Serra da Abelha, Vitor Meireles

Expedição Morro do Bicudo, Presidente Nereu
28 de junho de 2017
Expedição Kids
4 de setembro de 2017
 

Chegou a vez de Vitor Meireles receber a Expedição Caminhos do Alto Vale!

A

terceira etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale - Cumes foi cheia de novidades. Desta vez os expedicionários puderão também acampar no alto da montanha na noite anterior. Ao realizar a inscrição a esta terceira etapa é possível optar por uma das duas modalidades: 1 dia - Hiking (caminhada na Expedição Cumes Alto Vale sem acampamento) ou 2 dias - Trekking (caminhada noturna, acampamento com atividades e caminhada na Expedição Cumes Alto Vale).
 
A terceira etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale tem um percurso de 12,84 km repletos de visuais incríveis. O trajeto é de progressão média e apresenta 9,54 km de trilhas que reúnem um conjunto de aclives e declives fortes, trechos com obstáculos naturais, trilhas estreitas com densa vegetação e trilhas rápidas em áreas abertas. Outros 3,3 km são de estrada que ligam o início das trilhas.



Para os participantes a jornada é repleta de atrações. Extremamente contemplativa, o percurso reúne atrativos; árvores frondosas, formação rochosa que desafia o equilíbrio, caverna sedimentar, flora diversificada, corredores frutíferos, rios límpidos, e o incrível visual de altitude.

 
 

É de tirar o chapéu

O percurso desta terceira etapa tem início no alto da montanha, próximo ao caminho de acesso para a "Pedra do Chapéu". Após curta caminhada por estrada os expedicionários descem por trilha sinuosa de acentuado desnível até a Caverna Santa Cruz.



Após a visita, a expedição sobe novamente até a estrada geral e em aproximados 500 metros inicia a descida do caminho que batizamos de Maciço da Panturrilha. A trilha segue ladeando a montanha e vai gradualmente embrenhando-se em meio a vegetação. Este cenário acompanha o percurso até a base do Maciço, em um pequeno charco.




Neste ponto os aventureiros acompanham a trilha das tangerinas e seguem até uma sensacional formação rochosa, no leito cristalino do Rio da Prata, que ao represar suas águas, fez surgir uma enorme piscina natural. Neste ponto o banho é possível e opcional.




A aventura prossegue por trilhas mais elevadas, ligeiramente distantes da margem do rio até chegar a uma pequena garganta, formada por um dos inúmeros córregos que desembocam no Rio da Prata. Este é um ponto incrível para selfies. A caminhada prossegue a partir deste ponto avançando pela trilha dos limões até o entroncamento com a trilha que leva para a Pedra do Chapéu.






Após a visitação a esta intrigante formação rochosa o percurso reinicia a subida em direção ao cume da Serra da Abelha para fechar o percurso e retornar para a área do acampamento para o almoço. Nesta etapa teremos um autêntico cardápio típico polonês, elaborado e servido por comunidade local.



 

Acampamento Serra da Abelha

A terceira Etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale oferece uma opção além da caminhada. Para quem curte um contato mais próximo com a natureza será possível acampar no alto da Serra da Abelha. No local há uma área cercada e nivelada para estacionamento e camping, ali próximo há uma estrutura com cozinha e área para as refeições, ponto de energia e água, dois banheiros e chuveiros. A área de camping conta com iluminação e energia elétrica. Os interessados poderão utilizar suas próprias barracas ou ainda compartilhar as barracas doadas pela ONG ShelterBox ao grupo de Escoteiros Mafeking, de Rio do Sul.


Para essa turma, as atividades já inciam na tarde de sábado, dia 05 e a programação se estende até a noite com atividades do universo do escotismo, atrações culturais, jantar e uma caminhada noturna.


 

A CADA CHAMADA UMA NOVA AVENTURA!

Confira os melhores momentos de cada chamada da Expedição Caminhos do Alto Vale - Etapa Serra da Abelha, Vitor Meireles.
Acompanhe +

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X