Localizada cerca de 6k de distância do centro de Salete, a localidade de Furninha reúne duas preciosidades da natureza. À Gruta Nossa Senhora de Fátima, que é rodeada pela mata nativa e à Cachoeira que leva o nome de Furna Nossa Senhora de Fátima. O espaço tem oratório e bancos.
DISTÂNCIA
- A gruta fica distante cerca de 6km do centro de Salete.
- De carro ou moto, o trajeto leva cerca de 8 min.
- De bike, cerca de 20 min e a pé, cerca de 50 min.
- O acesso é de estrada de chão e tem boas condições.
- Já para acessar à gruta, é preciso seguir a pé e subir uma escadaria com 114 degraus.
À HISTÓRIA DA GRUTA
A exploração da gruta se deu pela promessa de uma moradora de Salete: Velci Tomazoni Lenzi, nascida em 02/10/1937 e casada com Herminio Fortunato Lenzi, responsável por muitas contribuições sociais e políticas para a região do Vale Norte.
A área foi comprada pelo casal, pela graça alcançada da melhora de saúde de um cunhado de Velci. A própria Dona Velci, contou ao Partiu Alto Vale que: "em fevereiro de 1964, para conhecer o local que a mãe queria para colocar o altar de Nossa Senhora de Fátima, ela própria desceu por um cipó, grávida de 4 meses. A criança que participou da aventura, mora em Salete até hoje. Hermes Lenzi, junto com o irmão caçula, Levi seguiram à profissão de marceneiro do pai e respondem pela produção móveis, portas, janelas, assoalhos, forros e lambris de muitos lares na região.
Além da descoberta do local e a colocação do altar em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, o casal investiu na infra estrutura inicial para receber romeiros e visitantes.
Anos mais tarde, todo o espaço foi doado à Mitra Diocesana de Rio do Sul e, atualmente, constitui-se num dos principais pontos turísticos do município de Salete.
Mesmo não sendo mais propriedade dos Lenzi, Dona Velci, que vai completar 86 anos dia 2 de outubro de 2023, zela pelo lugar até hoje, com ajuda do esposo e de toda à família.
Gruta Nossa Senhora de Fátima
Acesso pela Rua 29 de Dezembro - Salete/SC
Aberto diariamente
- - -
Não cobra entrada