Museu MUPAH
Taió, Santa Catarina
O MUPAH de Taió - Museu Paleontológico Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, tem o grande diferencial de abrigar em uma mesma instituição três áreas de estudo; Paleontologia, Arqueologia e a História local dos colonizadores. O arquivo reúne cerca de 1.500 peças.
O MUPAH - Museu Paleontológico Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, foi inaugurado em 18 de dezembro de 2004, tem esse nome em homenagem ao primeiro prefeito do município de Taió.
Tem o museu o objetivo de resgatar e preservar o acervo patrimonial do município. Estando dividido em três áreas de estudo: Paleontologia, Arqueologia e História Local.
O foco principal é o resgate histórico cultural da colonização alemã e italiana do município, que reúne cerca de 600 doações, entre fotografias e peças que pertenciam a famílias taioenses. O prédio onde está o Museu, faz parte dessa história. Foi construído em 1937 e serviu por anos como residência da família do Sr. Leopoldo e Sra. Lizette Jacobsen, passando posteriormente à Hospital São Francisco de Assis, e hoje caracterizado como era a antiga residência da família Jacobsen, abriga o Museu.
Interessados em visitar o MUPAH ou solicitar informações, podem enviar mensagens para o whats (acesse aqui na página), a qualquer hora.