(47) 9 9116.7443

Explore

Siga

Receba novidades

Expedição Caminhos do Alto Vale ©2018 | criado por Agente Comunica

Chegou a vez do ponto

mais alto do Alto Vale!

O imponente Morro do Funil, em Mirim Doce, a 1.257 metros do nível do mar, será o próximo desafio da Expedição Caminhos do Alto Vale.
Vista panorâmica do alto do Morro do Funil, a 1.257 metros de altitude.
2 opções de inscrições:
Caminhada sem Almoço - R$ 50
Caminhada com Almoço - R$ 70
Clique no botão abaixo e escolha qual modalidade você quer participar!

Confira preços especiais para grupos a partir de 4 pessoas.

Consulte descontos e forma de pagamento via

WhatsApp (47) 9 9116-7443

Preços especiais também para industriários

via SESI - (47) 3531-2252 (WhatsApp)

O Morro do Funil é muito conhecido na região. É um marco de divisa entre os municípios de Pouso Redondo, Mirim Doce e Ponte Alta). O pico tem 1.257 metros de altitude em relação ao nível do mar e do alto descobre-se um dos panoramas mais bonitos da região, com as cidades próximas e as montanhas que as cercam. O local também é usado como ponto para telecomunicações devido a sua localização estratégica.

A etapa Morro do Funil tem seu ponto de partida da Pousada e Restaurante Trutas Arco-íris, na Serra do Ilhéu em Pouso Redondo. O local é um verdadeiro recanto natural com belas trilhas e cachoeiras, restaurante com pratos a base de trutas, lago para pesque e pague de trutas e uma pousada com chalés aconchegantes, além de centro de reuniões pronto para eventos.

Chegar ao Morro do Funil pela rodovia é fácil.

O desafio é conquistá-lo pela trilha!

Este incrível e desafiador percurso exigirá dos expedicionários esforço e determinação. A trilha que leva ao Morro do Funil está em uma região de intersecção entre o Alto Vale e o Planalto Catarinense.
 
Já no início, próximo a Pousada e Restaurante Trutas Arco-Íris, os expedicionários podem contemplar uma pequena cachoeira. O trajeto continua por estrada de serviço florestal, que ao longo do percurso transforma-se em uma trilha larga e de aclive. E por falar em aclive, essa é a principal características dessa etapa. O terreno vai mudando de estradas de cascalho para trilhas largas e estreitas, porém sempre subindo. 

Um pequeno alívio físico é alcançado no percurso da Estrada do Mirante. Este ponto é ideal para uma pausa contemplativa, já que possibilita uma ampla visão da região do Alto Vale e parte do Planalto Catarinense. Um túnel de xaxins, um caminho de charco e troncos ao longo da trilha dificultam um pouco mais a locomoção. 

O terço final da jornada, em meio a caminhos estreitos e íngremes, percorre ainda uma trilha com belas figueiras. O trecho fechado exige maior perícia dos expedicionários, porém nenhum esforço de escalada. Este caminho leva os participantes até a estrada do funil, a parte final da expedição. A subida da estrada viabiliza o acesso até o topo onde estão localizadas as antenas de comunicação. No alto o visual é incrível. Em meio às antenas é possível avistar algumas cidades próximas, bem como a cadeia de montanhas que compõe o início do Planalto Catarinense.

O retorno se dá pela mesma trilha e na chegada o almoço aguarda os valentes expedicionários. 

15 km

Progressão

​lenta/média

5 a 7 horas

Dificuldade

Alta

Altimetria do percurso com 676 metros de altitude ganha durante os 15km.

Etapa Morro do Funil vai contar com rastreamento via satélite

A etapa Morro do Funil terá, pela primeira vez, o trajeto monitorado via satélite. Dessa forma as pessoas poderão acessar um link e acompanhar o trajeto com tempo real. Para isso utilizaremo o SPOT GEN3, um rastreador pessoal via satélite que aumentam a segurança dos praticantes de esportes outdoor. O aparelho funciona com um pequeno emissor de sinal de GPS em qualquer lugar com céu livre. Como é feito em um material extremamente resistente, ele nunca quebra e também é a prova de água e sua bateria pode durar mais de 20 dias estando as 24 horas ligadas.

Além de poder ser usado como um simples rastreador o SPOT GEN 3 tem alguns botões que emitem mensagens para as pessoas que você cadastra previamente. Os botões vão de simples mensagens de OK até um botão de resgate que, se acionado emite um pedido para a central da SPOT. Nesses casos, eles contatam alguém perto de onde você estiver para te tirar de uma enrascada. Este resgate será profissional e claro, pago. Dependendo da complexidade irá envolver helicóptero e tudo mais que seja necessário para que você seja resgatado com vida.

Confira o álbum com fotos do Morro do Funil

Álbum Morro do Bicudo 1a chamada

Mapeamento Morro do Funil

15 de julho/2018

morro-funil-via-truta6.jpeg

Etapa Morro do Funil

26 de agosto/2018