(47) 9 9116.7443

Explore

Siga

Receba novidades

Expedição Caminhos do Alto Vale ©2018 | criado por Agente Comunica

PUBLICIDADE

Rio do Sul receberá a primeira etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale em 2018

A Expedição Caminhos do Alto Vale 2018 inicia na capital da região turística, Rio do Sul. A primeira etapa ocorrerá no Pico da Bandeira e vai percorrer 9,2 Km, partindo do Bairro Albertina até o mirante do Pico, que proporciona um visual incrível da cidade. Esta etapa também será especial já que a renda advinda das inscrições será revertida ao Lar da Menina, uma instituição que oferece casa, abrigo, afeto e cuidados necessários ao desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.

A primeira etapa da Expedição Caminhos do Alto Vale 2018 tem como cenário Rio do Sul. Considerada a capital do Alto Vale do Itajaí a cidade, com cerca de 68 mil habitantes, dispõe de inúmeros atrativos turísticos, entre eles o Pico da Bandeira que permite uma vista panorâmica da área central e de diversos bairros de Rio do Sul.

Para participar dessa aventura você deve inscrever-se no link acima! O valor da inscrição é de R$ 50 e dá direito a participar da caminhada e ao café da manhã no início da trilha. Importante lembrar que este valor não inclui o almoço. Nesta edição em especial, estamos indicando o Restaurante Rouxinol Gourmet que irá repassar 20% do valor arrecadado no almoço deste dia!

Que tal essa vista 360 do alto do Pico da Bandeira

Para uma visão mais agradável, opte em ver no Google Maps ou acesse via desktop!

A etapa Pico da Bandeira tem um total de 9,2 Km, com uma altimetria acumulada de subidas de 359m. O percurso é leve, de fácil acesso e de rápida progressão. A aventura inicia no Bairro Albertina estendendo-se até o Bairro Boa Vista com uma previsão de 3 a 4 horas de caminhada. Essas características permitem que crianças a partir de 12 anos e acompanhadas pelos pais ou responsáveis, possam participar da aventura.

9,2 km

3 a 4 horas

Progressão rápida

Mapas 3D e Altimétricos do trajeto Albertina - Boa Vista.

Aventura Beneficente!

Além de ser a primeira de 2018 esta etapa é especial já que a arrecadação com as inscrições será revertida ao Lar da Menina, uma instituição que oferece casa, abrigo, afeto e cuidados necessários ao desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.
A responsabilidade ambiental também fará parte desta etapa. Está programado um mutirão de limpeza no Pico da Bandeira para coleta de lixo deixado no local. O trabalho contará com a participação de grupos convidados, além é claro, dos expedicionários que estiverem dispostos a ajudar.

Hora da Aventura!

A etapa Pico da Bandeira está programada para o dia 25 de fevereiro, domingo. A mobilização tem início as 7h30 no CONVIVA, antigo Centro Social Urbano (CSU), Bairro Boa Vista, ao pé do Pico da Bandeira. Às 8h partem os ônibus que levarão os expedicionários até o Centro Agropecuário Municipal, no Bairro Albertina. Os participantes serão recepcionados com um delicioso café. No local é possível acessar duas belas cachoeiras. Depois de um alongamento e da foto oficial dos expedicionários a aventura tem início.

 

O percurso começa com uma breve caminhada pela Estrada Geral até uma propriedade que dá acesso ao início da trilha. A subida inicial é menos íngreme que nas etapas anteriores. A caminhada parte da altitude de um pouco mais de 520m, chega ao ponto mais alto com 725,5m, terminando próximo dos 480m, ou seja, mais descida do que subida!

 

O acesso a escarpa da serra é por meio de trilhas abertas e arborizadas por trechos de mata nativa e reflorestamento, proporcionando sombra em grande parte do percurso. As áreas de abertura atravessam pastagens, estradas particulares e conduzem a uma via pública que dá acesso às antenas do Pico da Bandeira e ao principal mirante da expedição. Por ser um espaço estreito é necessário que o acesso seja feito em pequenos grupos e sempre com muita atenção. Neste ponto, crianças devem ser supervisionados por pais ou adultos.

 

Após apreciar a vista panorâmica e auxiliar no mutirão de limpeza, os expedicionários começam a descida do Pico da Bandeira por uma trilha em meio a mata. O percurso em desnível é aberto, arborizado e leva até a estrada que fica a poucos metros do CONVIVA (ponto inicial onde os carros foram deixados). Antes, uma parada para apreciar paredões de pedras e pequenas cavernas entalhadas na rocha. O local também recebe escaladores que desafiam a gravidade e se aventuram nas paredes verticais.

Uma ótima opção para um almoço beneficente!

Nesta etapa o almoço será comandado por um grande parceiro, o Restaurante Rouxinol Gourmet. Além de recepcionar os expedicionários com um variado buffet a quilo, o restaurante vai doar 20% de todo valor arrecadado no almoço deste dia ao Lar da Menina. Importante destacar que o valor do almoço não está incluso no valor do trekking e é opcional aos participantes da expedição.

Parcerias que fazem o bem!

Esta é uma etapa especial da Expedição Caminhos do Alto Vale. Além de oportunizar uma aventura inesquecível a seus participantes, vamos ajudar na limpeza de um dos pontos mais bonitos da cidade e ainda contribuir com uma importante instituição. Para que esta etapa fosse viabilizada, contamos com a participação de diversos parceiros.

 

Deixamos aqui nossos agradecimentos especiais: aos proprietários dos terrenos que autorizaram a passagem dos expedicionários; à Prefeitura de Rio do Sul, que deu suporte no transporte, ambulância e nos locais de encontro como o CONVIVA e o Centro Agropecuário; ao Café Elaini e a Doce&Cia que cuidarão do café da manhã; à FisioFit, que comandará o aquecimento antes da caminhada; à Área Local, na figura do nosso amigo Sandro Alencar, que irá comandar as atividades de escalada; à Junior Ráfia, que cederá sacos de ráfia para a coleta do lixo no local; aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIDAVI, que ajudarão durante o trajeto; ao Restaurante Rouxinol Gourmet, que cederá 20% de sua arrecadação do almoço ao Lar da Menina; à região turística Caminhos do Alto Vale e aos representantes da Agente Comunica, Associação Expedição Aventura e Partiu Alto Vale por estar à frente da organização deste evento.

 

Por fim, o maior agradecimento é para você expedicionário, que atende aos nossos chamados e faz de cada evento uma aventura inesquecível.

Confira os álbuns desta etapa

Álbum mapeaento pico da bandira

Mapeamento Pico da Bandeira

14 de janeiro/2018

album etapa pic da bandeira

Etapa Pico da Bandeira

25 de fevereiro/2018