Venha descobrir uma natureza sem igual no Portal de Pedra da Pechincha

Há poucos quilômetros do centro de Taió, encontramos o Morro da Pechincha. Um lugar inusitados que guarda surpreendentes formações naturais e que serão descobertas no próximo desafio da Expedição Caminhos do Alto Vale.
Valor da inscrição - R$ 70,00 (incluso almoço)
Vista panorâmica do alto do Morro da Pechincha, com vista para o Portal de Pedra da Pechincha.

O Portal de Pedra da Pechincha, em Taió é o próximo desafio dos nossos expedicionários. O local fica na localidade de Passo Manso, na Tifa da Pechincha.  Quem nos recebe é o Sr. Cardoso, da Estação Eco-rural Portal de Pedra da Pechincha. A família cultiva frutas e hortaliças e produz conservas diversas que, inclusive, podem ser adquiridas no dia. Um dos orgulhos e hobbies do Sr. Cardoso é o Portal de Pedra, que fica na sua propriedade, no alto do Morro da Pechincha.

Formações rochosas impressionantes!

O Portal de Pedra da Pechincha é uma formação impressionante que fica no alto do Morro da Pechincha. O acesso, mesmo sendo íngreme, tem trilhas abertas e bem cuidadas. O trajeto inicia com um caminho limpo de subida leve em meio a mata. Na sequência, subidas mais inclinadas exigem apoio e um esforço um pouco maior. Parte da subida até o Portal de Pedra é em meio a mata, que ao passar dos anos ocupou seu espaço entre pedras. Isso faz com que o caminho seja cheio de degraus, buracos, pedras, raízes e até partes moles formadas por camadas de folhas. Por isso todo cuidado é pouco. Paciência e atenção durante a trilha são fundamentais.
No alto do Morro da Pechincha, as pedras surpreendem pela formação inusitada, pelo tamanho e pela vista. O lugar exige muita atenção, principalmente daqueles que gostam de tirar fotos e que muitas vezes acabam se distraindo.
A descida leva a outra trilha em direção a um Cânion formado pelo movimento da enormes paredes de pedra. O local impressiona pelo tamanho e pela inusitada formação. Novamente um trajeto cheio de pedras e degraus que merecem grande atenção. É possível acessar a base do cânion e caminhar por alguns metros até perceber a grandeza esculpida pela natureza.
O caminho segue com a ajudar de escadas construídas pelo Sr Cardoso. O caminho em meio a mata e beirando o grandioso paredão de pedra leva os expedicionários até a cachoeira. No retorno de volta à propriedade é servido o almoço colonial. No local ainda é possível comprar doces e conservas, produzidas pela família do Sr. Cardoso.

4 km

Progressão

​lenta/média

3 a 4 horas

Dificuldade

média

Altimetria do percurso durante os 6km.

Veja como foi a Etapa Portal de Pedra da Pechincha em 2018

GOPR1380

GOPR1380

GOPR1406

GOPR1406

GOPR1386

GOPR1386

GOPR1403

GOPR1403

GOPR1401

GOPR1401

GOPR1425

GOPR1425

GOPR1434

GOPR1434

GOPR1433

GOPR1433

GOPR1443

GOPR1443

camara tecnica do turismo.jpeg

Parcerias para potencializar o turismo

Para viabilizar a etapa Portal de Pedra da Pechincha em Taió, foi imprescindível a parceria com a Câmara Técnica de Turismo. A Câmara, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico Local - DEL,  foi criada para fortalecer o turismo local e viabilizar a geração de renda a partir das oportunidades turísticas.
O contato com os representantes da Câmara Técnica possibilitou identificar o potencial existente na propriedade do Sr Cardoso e organizar a vinda de amantes da natureza que buscam conhecer novos lugares. O evento, conta ainda com o apoio da Associação Expedição e Aventura e faz parte do projeto iniciado em 2017, Expedição Caminhos do Alto Vale que organiza caminhadas em diversas cidades da região.
 

Confira o álbum com os melhores momentos do Portal de Pedra

GOPR1386.jpg

Mapeamento Portal de Pedra

31.agosto/2018

foto-oficial-portal-pedra-web.jpg

Etapa Portal de Pedra

23.setembro/2018

Explore

Siga

Receba novidades

LOGO-TOPO-partiu2020.png

(47) 9 9116.7443

Expedição Caminhos do Alto Vale ©2020 | criado por Agente Comunica