(47) 9 9116.7443

Explore

Siga

Receba novidades

Expedição Caminhos do Alto Vale ©2018 | criado por Agente Comunica

O desafio agora é outro!

Na divisa entre os municípios de Presidente Getúlio, Rio do Sul e Ibirama.

O trajeto de 17 km de trilhas cobertas por vegetação e estradas de fazenda, apresenta um percurso de progressão rápida, com subidas menos íngremes em relação ao trekking do Morro do Bicudo, passando por 4 incríveis mirantes.
 
Desta vez a ida e a volta serão pelo mesmo caminho e o participante pode escolher o seu percurso, sendo possível voltar a partir dos mirantes 2 e 3 (menor percurso possível), a partir do cume (percurso médio), ou então estender a caminhada até o mirante 4 (maior percurso), na base das antenas com vista para Presidente Getúlio e Ibirama. A previsão total do trajeto (maior percurso) é de 4 horas, com uma subida com desnível de 311m.

17 km

4 a 5 horas

Progressão rápida

Velha mina de carvão.

A trilha que leva ao topo da Serra Mirador fica em meio a vegetação nativa da Mata Atlântica. O ar puro e a exuberância da diversidade da fauna e flora é contrastada pela presença de uma mina de carvão abandonada que outrora acenava como alternativa econômica regional. O local utilizado décadas atrás, hoje está parcialmente inundado e abriga uma significativa colônia de morcegos. Conhecer esta peculiaridade regional significa tocar um pedacinho da história do Alto Vale.

Mirantes

O topo da Serra Mirador é formado por um grande platô, com uma vegetação mais adaptada à altitude, estradas e caminhos de fazenda que levam a 4 mirantes. Apesar de algumas áreas de pasto e cultivo de pinus e eucalipto, o local ainda possui uma boa área remanescente com predomínio de araucárias, onde também se pode observar algumas figueiras centenárias. Um ponto interessante desta caminhada é acompanhar a transição dos diferentes tipos de vegetação. O local também abriga os amantes do voo livre (parapente e asa delta). 

No mirante 1 é possível uma vista da cidade de Presidente Getúlio e da encosta da Serra Mirador. Nos mirantes 2 e 3, bastante próximos, também se consegue avistar o município de Getúlio e parte da encosta, porém por um ângulo diferente. No cume em si não há vista, uma vez que ele fica um pouco afastado da encosta. No mirante 4, final da trilha, é possível ver as cidades de Ibirama e Presidente Getúlio.
Em relação à dificuldade, a grande maioria do trecho é de fácil progressão (trecho em verde). Apenas um trecho um pouco menor de 2 km está demarcado em amarelo como de dificuldade média em função da forte subida, porém trata-se de uma trilha bem aberta e sem grandes dificuldades técnicas.
Em relação às distâncias, o trekking terá um total de 17,063km, porém os caminhantes poderão optar em retornar a partir de outros pontos e encurtar esta distância. Quem voltar a partir do Cume, irá percorrer ao final da caminhada 13,5km. Já quem optar em retornar do Mirante 3, fará uma distância total de apenas 7,1km.

Confira o álbum com os melhores momentos de cada chamada da Serra Mirador

Álbum Serra Mirador 1a chamada

1a chamada Serra Mirador

28 de Maio/2017

Álbum Serra Mirador 2a chamada

2a chamada Serra Mirador

25 de Junho/2017

Álbum Serra Mirador 3a chamada

3a chamada Serra Mirador

08 de outubro/2017